Como é feito o clareamento dental e quando é indicado?

Como é feito o clareamento dental e quando é indicado?

A busca por um sorriso perfeito é algo que tem tomado conta dos consultórios odontológicos. E, dentre os métodos escolhidos pelos pacientes o clareamento dental é um deles.

E não é para menos, tendo em vista que, conforme dados da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética, houve um aumento de 300% na procura por atendimentos  voltados à área estética, entre os anos de 2015 e 2018.

No entanto, ainda existem algumas dúvidas quando falamos sobre este assunto. Por isso, decidimos esclarecer aqui os principais pontos que giram em torno deste procedimento.

Tipos de Clareamento Dental

Atualmente, existem duas possíveis maneiras de realizar este procedimento. Ambas são eficazes e melhoram a coloração dos dentes, deixando-os brancos. Veja quais são os métodos:

  • Clareamento feito em consultório;
  • Clareamento caseiro.

É necessário que o clareamento seja feito sempre com supervisão e indicação de um dentista qualificado.

Então, é aconselhado visitar um profissional e contar o que está incomodando, para que ele recomende o tratamento mais adequado.

Como o Procedimento é Feito?

Por existir mais de uma técnica, dividiremos este tópico em duas partes: uma para o clareamento feito no consultório e outra para o caseira.

Clareamento de Consultório

É a maneira mais convencional. O dentista o faz no consultório odontológico e utiliza uma espécie de laser.

O profissional aplica um gel com alta concentração de agentes clareadores, deixando-os agir por ao menos 15 minutos. Em seguida, direciona o laser.

Durante o procedimento, o dentista realiza o afastamento dos lábios e a proteção da gengiva por meio de uma resina fotopolimerizável, que endurece quando entra em contato com a luz.

Isso é necessário porque o gel pode irritar a mucosa devido à alta concentração de peróxido de hidrogênio.

A principal vantagem oferecida aqui é a instantaneidade por causa da alta concentração do agente clareador. Assim, os resultados são vistos mais rapidamente, já que os dentes ficam mais claros logo na primeira sessão.

Mas, para obter um melhor clareamento, o profissional pode realizar o tratamento em três sessões, que duram aproximadamente 40 minutos cada.

Clareamento Caseiro

A principal diferença entre o clareamento feito em consultório e em casa é justamente o tempo que o tratamento demora para ser finalizado e gerar resultados.

Isso ocorre porque o gel utilizado no consultório possui maior concentração de agentes clareadores, acelerando o processo.

Porém, para ser feito em casa, são utilizadas placas de clareamento, também conhecidas como moldeiras, que o próprio dentista irá confeccionar e entregar para o paciente.

Além da moldeira, o profissional fornece ao paciente o gel com peróxido de carbamida com a concentração ideal para o caso e acompanha a evolução do quadro.

Dessa forma, o paciente deverá aplicar o gel sobre a moldeira e colocá-la sobre os dentes.

Não existe uma regra para a forma de aplicação. Cada caso é diferente do outro, mas normalmente é indicado fazer a aplicação do produto sobre os dentes por um período de duas a quatro horas.

Siga as recomendações do profissional quanto ao tempo e às formas de uso do gel e da placa de clareamento.

Por isso, é indispensável que o dentista supervisione o procedimento de tempos em tempos para analisar como anda o clareamento dos dentes, e, se necessário, interromper o tratamento ou passar orientações.

Fitas Adesivas

Uma outra forma de realizar o tratamento em casa é através das fitas clareadoras, que são colocadas sobre os dentes, contendo baixa quantidade de peróxido de hidrogênio.

O produto pode ser encontrado em farmácias. As informações sobre seu uso ficam disponibilizadas pelo próprio fabricante na embalagem.

Mas essa técnica possui duas desvantagens: a possibilidade de queimar a gengiva, caso o gel entre em contato, e a ausência de uma personalização do tratamento, pois trata-se de um método genérico.

Por essa razão, indicamos que consulte um dentista especializado antes de comprar qualquer tipo de produto e iniciar um tratamento por si mesmo.

Como Funciona o Clareamento?

Para compreender a eficácia do clareamento dental, precisamos reconhecer como o procedimento funciona. Ele é feito com auxílio de um agente químico clareador que varia conforme o tratamento.

Seu principal componente é o oxigênio, que é derivado dos peróxidos de hidrogênio ou de carbamida.

O produto é colocado sobre os dentes, fazendo com que se infiltre na estrutura dentária e reaja com os pigmentos presentes.

Em seguida, as reações químicas quebram os pigmentos em partículas menores, o que deixa os dentes mais claros.

Para o tratamento feito em consultório, geralmente o profissional opta por realizar o clareamento em duas ou três sessões para alcançar um bom resultado.

Por outro lado, o tratamento caseiro dura entre duas e três semanas para ser concluído.

Independente de qual for escolhido, os resultados duram de um a três anos, dependendo dos cuidados bucais do paciente. Passado o período, pode ser feito um retoque no branqueamento, caso o dentista julgue necessário.

Quando é Indicado?

A indicação do clareamento dental se dá principalmente pela necessidade estética apresentada pelo paciente. Ou seja, não existem quadros específicos que a fazem ser imprescindível.

Então, o paciente deve conversar com o dentista caso se interesse pelo tratamento e seguir suas indicações.

Quais as Contraindicações Para o Clareamento Dental?

Apesar de ser um tratamento que oferece benefícios ao paciente, ele possui contraindicações:

  • Pacientes menores de 15 anos;
  • Mulheres grávidas;
  • Pacientes com cárie;
  • Situações nas quais o paciente possui muitos dentes restaurados ou tenha restaurações com defeito;
  • Pessoas alérgicas aos componentes do agente clareador;
  • Quando o paciente possuir problemas na gengiva.

Esses pontos valem para ambos os tipos de clareamento, seja em consultório ou caseiro.

Compartilhar:

Escrever comentário

Nossos telefones

5084-2811 / 5084-2864

Horário de atendimento

Seg a Sex - 8h às 19h