Disfunção de ATM

O que é a ATM?

disfunção de atmA articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que une a mandíbula ao crânio na região anterior à orelha. Alterações da oclusão (mordida) podem levar a um quadro de disfunção de ATM com consequentes dores e estalos ao mastigar e falar.

Para que se tenha ideia da importância desta patologia, cerca de 50% dos casos de cefaleia (dor de cabeça) crônica são provenientes de disfunção da ATM.

Através de placas de mordida, aparelhos ortodônticos, medicação, cirurgia e reabilitação protética, conforme o caso, nossa clínica oferece o que há de melhor no tratamento da disfunção da articulação temporomandibular.

A disfunção temporomandibular

disfunção de atmPor sua vez, a disfunção temporomandibular, mais conhecida como DTM é o nome dado a alterações ocorridas nas articulações mandibulares e nos músculos da mandíbula.

O paciente que possuir tais alterações de ATM pode ter dores faciais e de cabeça.

O local onde se encontra a articulação temporomandibular está à frente das orelhas e liga o maxilar inferior ao crânio, por isso um dos principais sintomas da disfunção está relacionado com as dores e dificuldades para abrir a boca.

Causas da disfunção de ATM

bruxismoDiversas causas podem estar atreladas a problemas de DTM. Vícios do dia a dia são muito frequentes, como o bruxismo ou a pressão entre os dentes, o que pode acarretar uma tensão muscular e consequentemente na disfunção.

Pacientes que têm uma má oclusão da mordida, onde as arcadas dentárias não se encaixam de maneira uniforme, tendem a ranger os dentes de forma inconsciente e a desenvolverem a disfunção na ATM. O inverso também pode ocorrer, visto que alterações faciais podem provocar a DTM e, consequentemente, o bruxismo.

Outras causas também podem vir de alterações emocionais, como o estresse, ou devido à falta de manutenção aparelhos ortodônticos, que são utilizados durante muito tempo sem o acompanhamento de um profissional. Há casos específicos onde o paciente já nasce com uma disfunção temporomandibular por conta de má formação dentária durante a infância, no entanto, os casos mais recorrentes se dão por vícios diários do paciente.

Sintomas da disfunção de ATM

A dor de cabeça e do orofacial são os principais sintomas da disfunção temporomandibular, o que faz os pacientes encararem como um incômodo diário, quando não é.

disfunção de atmOs problemas gerados pela disfunção vão além das dores e causam dificuldades até mesmo para abrir a boca, prejudicando na alimentação do indivíduo, visto que impossibilita o movimento correto de mastigação.

Além disso, os outros sintomas da DTM também envolvem:

• Barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca;
  • Desgaste dental excessivo;
  • Dores de ouvido;
  • Sensação de travar a mandíbula;
  • Tonturas;
  • Vertigens;
  • Zumbidos no ouvido.

Estes sintomas ocorrem, especialmente, quando o quadro já está mais acentuado e há uma compressão dos nervos da mandíbula, que estão ligados ao sistema nervoso central.

Portanto, o diagnóstico é o diferencial para um tratamento adequado da disfunção de ATM, seja através de terapias conservadoras ou através do uso de técnicas cirúrgicas em quadros mais severos.

Diagnóstico da disfunção de ATM

disfunção de atmO diagnóstico da disfunção temporomandibular deve ser feito por um ortodontista, que irá avaliar os sintomas característicos da condição, além de conversar com o paciente para entender seu histórico.

Exames radiográficos também podem ser solicitados durante a consulta de avaliação, uma vez que será possível visualizar a disfunção de maneira mais precisa.

Tratamento para disfunção de ATM

A partir do diagnóstico o tratamento adequado pode ser proposto. Contudo, existem diversas técnicas para minimizar os sintomas da disfunção de ATM que podem ser empregadas pelo ortodontista, por isso, cabe sempre uma avaliação e conversa com este profissional.

placa de mordida para disfunção de atmO uso da placa de mordida, também chamada de ‘splint’ é uma das medidas que auxiliam no combate da ação de ranger os dentes. Com o uso deste aparelho individualizado, é possível promover o encaixe uniforme entre as arcadas dentárias, impedindo que o paciente mantenha este ato.

Medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares são medidas que aliviam os incômodos do paciente, descomprimindo a articulação temporomandibular. Lembrando que todo medicamento deve ser prescrito pelo seu dentista.

A toxina botulínica também é uma das formas de tratamento da DTM, visto que a substância aplicada auxilia no relaxamento muscular e alivia a tensão dos nervos na região do maxilar. Nos quadros mais graves, a intervenção cirúrgica pode se fazer necessária.

+ Toxina botulínica

Cirurgia para disfunção de ATM

A cirurgia através da artroscopia também pode ser realizada para tratamento de disfunções da ATM. Por meio de uma pequena câmera e guiado por um monitor, é possível reposicionar o disco na região da articulação mandibular para restabelecer as funções na área e remover o tecido inflamado.

+ Cirurgia bucomaxilofacial

Cirurgias abertas são mais raras mas eventualmente necessárias quando as alterações da ATM são mais graves.

É possível prevenir a disfunção de ATM?

A prevenção se dá através do tratamento prematuro para esta condição. Caso o paciente apresente dores de cabeça recorrentes ou até mesmo zumbidos no ouvido, o ideal é procurar o acompanhamento de um ortodontista especializado para avaliação.

Através da especialidade da odontologia preventiva, é possível identificar uma série de problemas que podem vir a acometer a saúde bucal de maneira mais severa no futuro.

Pré agende sua consulta com a Clínica da Villa

Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana - SP