Clareamento dental

O que é o clareamento dental?

clareamento dental

O clareamento dental é o tratamento utilizado para remoção de manchas e pigmentos extrínsecos dos dentes. Pode atuar também em profundidade nos tecidos dentais, propiciando alteração cromática e melhora da estética do sorriso, mesmo em dentes com coloração escura geneticamente determinada. Deve ser realizado de forma a não causar danos à estrutura e à vitalidade dental.

Na clínica da Villa, realizamos o planejamento do clareamento dental individualizado para cada paciente após minuciosa avaliação clínica de seus dentes e estado bucal geral. Utilizamos os melhores materiais disponíveis e nossos profissionais são embasados nas evidências científicas mais atuais para que você obtenha um sorriso mais branco, iluminado e saudável.

O clareamento será sempre realizado sob a supervisão do profissional dentista a fim de esclarecer suas dúvidas, satisfazer e alinhar suas expectativas quanto à estética pretendida e permitir o seu conforto e segurança durante todo o processo.

O que pode causar o escurecimento de nossos dentes?

A alteração de cor dos nossos dentes pode ocorrer devido a diversos fatores como por exemplo: pigmentações extrínsecas (causadas pelo hábito de beber café, chá, fumar cigarro, por corantes de alimentos e bebidas e pelo acúmulo de placa bacteriana), manchas intrínsecas com causas congênitas (má formação da estrutura do dente como hipoplasia de esmalte e fluorose) e ainda pelo uso de antibióticos como a tetraciclina, por traumatismos e pelo próprio envelhecimento natural do dente.

O clareamento dentário irá ocorrer através da ação dos géis clareadores, geralmente a base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida em diferentes concentrações, que são capazes de clarear a estrutura dental através de uma reação química de oxi-redução permitindo uma reflexão maior da luz pelos dentes, tornando o sorriso mais iluminado e com aspecto mais branco.

Quais as formas de clareamento existentes?

Existem diversas formas de tratamento, dentre elas podemos citar:

Clareamento caseiro

São confeccionadas moldeiras de silicone que serão utilizadas em sua própria residência com o uso do gel clareador internamente, durante algumas horas por dia, que podem variar conforme o gel utilizado e a situação clínica de seus dentes. O tratamento dura, em média, 3 a 4 semanas. A orientação quanto ao tempo de uso diário e a extensão do tratamento em semanas, sempre será acompanhada e orientada por nossos profissionais dentistas, a fim de evitar danos aos dentes ou desconforto durante o tratamento.

Clareamento assistido em consultório

Feito por nossos profissionais dentistas em nossa clínica, fazendo o uso de gel clareador e barreiras de proteção para os tecidos adjacentes aos dentes, de forma segura, e somente quando houver indicação para o uso desta técnica. Em geral, realiza-se o tratamento através de consultas com intervalos de uma semana entre elas, e duração de 3 a 4 semanas de tratamento, podendo haver alterações deste protocolo conforme o planejamento e acompanhamento clínico pelo profissional dentista.

Clareamento interno

É realizado na porção interna do dente (câmara pulpar), indicado especialmente para pacientes que tiveram seus dentes escurecidos devido a trauma e/ou tratamento de canal.

Clareamento conjugado

Em alguns casos podemos utilizar também variações de técnica em que podemos conjugar um ou mais tipos das modalidades citadas acima.

Antes
Depois

Cremes dentais clareadores funcionam?

Os cremes dentais clareadores auxiliam na remoção de manchas superficiais dos dentes, uma vez que possuem componentes abrasivos que atuam neste processo, mas não são capazes de proporcionar o clareamento gerado pelo uso dos géis de peróxido de carbamida ou de hidrogênio.

Geralmente, este tipo de produto é indicado aos pacientes que já realizaram um procedimento de clareamento dental para a manutenção do quadro, mas é importante ressaltar que devem ser utilizados com cautela e somente quando indicados pelo cirurgião dentista, a fim de não causar desgastes desnecessários em seus dentes.

Existem contra-indicações?

Apesar de ser um procedimento estético pouco agressivo, não existem estudos científicos com relação ao seu uso em gestantes. Por este motivo, não indicamos seu uso durante o período de gestação.

Vale destacar que o acompanhamento junto ao dentista deve ser feito periodicamente e, uma vez que o paciente passa pelo clareamento dental, são necessárias orientações de cuidados com alimentação e com a higiene oral para que o procedimento realizado mantenha o efeito obtido e, assim, o indivíduo possa ter um sorriso bonito e saudável por mais tempo!

Pré agende sua consulta com a Clínica da Villa

    Endereço

    Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana - SP

    Telefone

    (11) 5084-2811 | 5084-2864

    Confira nossos posts recentes