Conheça a periodontia: área responsável pelo cuidado da gengiva

conheça a periodontia

Conheça a periodontia: área responsável pelo cuidado da gengiva

A importância da periodontia

Para manter a saúde bucal em dia, é necessário tomar diversos cuidados com os dentes e a gengiva. Sim, nossa gengiva também precisa receber atenção! E, para evitar problemas nessa região, a periodontia entra em ação.

Afinal, a falta de uma boa higiene bucal pode causar o surgimento de doenças periodontais, que atingem a gengiva e as estruturas que sustentam os dentes. Sendo possível, inclusive, levar à perda dentária.

A classificação dessas doenças é feita de acordo com a gravidade. Nas fases iniciais, o paciente não sente muito incômodo. No entanto, em estágios mais avançados será comum a presença de dor e de sensibilidade.

A recomendação, portanto, é que o paciente escove os dentes sempre após as refeições, antes de dormir e ao acordar. O uso do fio dental e de enxaguantes bucais também é primordial.

Como identificar a doença periodontal?

Mas como eu sei que estou com alguma doença periodontal? Para descobrir efetivamente, é importantíssimo visitar o dentista para que ele examine a cavidade bucal.

Mas alguns sintomas indicam a presença do problema, veja quais são:

• Amolecimento dos dentes causado pelo acúmulo de placa bacteriana e de tártaro;
  • Sensação de que os dentes estão mais alongados que o normal. Isso acontece por conta da retração gengival;
  • Aumento da sensibilidade nos dentes;
  • Formação de bolsas periodontais, aumentando o espaço entre o dente e a gengiva;
  • Dores na gengiva ou no dente;
  • Mau hálito constante;
  • Alteração no paladar.

Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais fácil será o tratamento, já que o paciente não terá deixado uma gengivite evoluir para uma periodontite, por exemplo, que demanda cuidados extras.

Quais são as doenças periodontais?

Existem três estágios da doença. Vamos entender melhor como cada um deles age?

• Gengivite: é uma inflamação que atinge a região da gengiva marginal;
  • Periodontite: inflamação nos tecidos e suportes dentários;
  • Periodontite avançada: uma infecção mais grave que causa danos às gengivas e pode comprometer o osso alveolar.

Embora afetem o paciente de diferentes formas, elas surgem pelo mesmo motivo: o acúmulo de bactérias na boca.
A inflamação sempre começa acometendo o tecido gengival.

Conforme o grau aumenta, torna-se propensa a destruir a sustentação dos dentes.

A doença periodontal está presente em todas as faixas etárias. Porém, é bastante comum em idosos, pois normalmente não realizam a limpeza dos dentes como deveriam.

Como é feito o tratamento das doenças da periodontia?

Para cada uma das fases das doenças periodontais, existe um tipo distinto de tratamento, que pode ser simples ou complexo, dependendo do quadro apresentado pelo paciente.

A gengivite é a mais fácil de ser tratada, enquanto a periodontite avançada, a mais complicada. Independente da condição, é imprescindível o acompanhamento com o profissional especializado.

Tratamento para Gengivite

Antes de utilizar um recurso terapêutico, o dentista irá diagnosticar a presença da doença. Para isso, ele irá examinar todos os dentes, verificando se a gengiva está saudável e apresentando sua cor rosada tradicional.

Além disso, se houver acúmulo de placa bacteriana e de tártaro nos dentes, o profissional terá que removê-los, evitando, assim, que a gengiva fique ainda mais irritada.

Muitas vezes, o paciente precisará utilizar pastas de dentes e enxaguantes bucais específicos.

Mas também existe a possibilidade de fazer um tratamento no consultório odontológico, caso o paciente tenha muito tártaro e placa bacteriana acumulados.

Em casa, a pessoa também deverá melhorar a escovação. Caso contrário, a doença pode se agravar.

Por fim, é importante que o paciente marque consultas de rotina para verificar a saúde bucal.

Tratamento para periodontite

Por ser mais invasiva, a periodontite é mais aparente, o que a torna mais fácil de ser diagnosticada. No entanto, o dentista tem de ver qual o nível da doença, se é uma normal ou uma avançada.

Seu tratamento é através da raspagem periodontal, do alisamento radicular ou de um procedimento cirúrgico, se as estruturas dentárias estiverem muito comprometidas.

Função da periodontia

A especialização em Periodontia foca no estudo dos tecidos de suporte dos dentes e nos fatores que os envolvem. Dessa forma, o profissional da área é responsável pelos seguintes procedimentos:

• Diagnóstico de doenças periodontais;
  • Prevenção das doenças;
  • Tratamento das doenças e de condições sistêmicas;
  • Fazer a manutenção da saúde bucal do paciente.

Ressaltamos que o paciente deve manter uma boa higienização da boca, não deixando que a placa se acumule nos espaços interdental. Essa é a melhor forma de garantir que a doença periodontal fique longe.

Tags: