ARTIGOS CIENTÍFICOS

Publicados pela equipe da Clinica da Villa

Lesão Central de Células Gigantes: Relato de um caso clínico

A lesão central de células gigantes (LCCG) é própria dos ossos gnáticos, é um tumor benigno não odontogênico. É uma lesão de crescimento predominantemente lento, bem circunscrito e assintomático, sendo geralmente diagnosticado através de algum exame de rotina ou em casos mais avançados…

LEIA MAIS

Osteonecrose dos Maxilares Associada ao Uso de Bisfosfonatos

O conhecimento dos efeitos adversos de medicamentos tem fundamental importância na escolha das drogas a serem empregadas. Entretanto, nem sempre se tem o conhecimento total dos possíveis efeitos indesejáveis dos fármacos indicados para determinadas doenças. Assim, a associação…

LEIA MAIS

Trauma-induced Dentigerous Cyst Involving the Anterior Maxilla

The dentigerous cyst is the most common developmental odontogenic cyst of the jaws.
The purpose of this artide was to report the case of a dentigerous cyst associated with a permanent maxillary central incisor in a 5-year-old boy whe had suffered severe facial trauma at age 4. Panomaric and periapical radiographs…

LEIA MAIS

Líquen plano bolhoso oral: Relato de caso clínico

O Líquen Plano é uma doença dermatológica, que pode acometer tanto a pele, como estar associada a lesões mucosas, ou ainda ocorrer apenas nas mucosas. Dentre as formas clínicas do líquen plano oral a mais rara é certamente o líquen plano bolhoso ( LPB ). Seu diagnóstico precoce é fundamental…

LEIA MAIS

Língua geográfica: Revisão de Literatura

Apesar de ter sido considerada por alguns autores como uma anomalia de desenvolvimento, CHERASKIN & LANGLEY (1984) ,verificaram que é observada principalmente em crianças, sobretudo nas portadoras de alterações emocionais. Por esse motivo vem sendo considerada…

LEIA MAIS

Adesivo Fibrínico: proposta terapêutica para hemostasia

A dificuldade em se obter uma boa hemostasia pode ocorrer durante a prática odontológica, sendo assim importante que o cirurgião dentista tenha conhecimento de alguns recursos terapêuticos disponíveis. Dentre eles, vem se mostrando bastante eficiente os adesivos fibrínicos…

LEIA MAIS

Desvios da normalidade da cavidade bucal

A elaboração do processo de diagnóstico de uma anormalidade deve estar alicerçada no binômio sinais e sintomas, não bastando apenas identificar uma anormalidade. Nesse particular, tem se afirmado que o diagnóstico é a capacidade do clínico de detectar ou notar a presença de uma alteração. A afirmativa…

LEIA MAIS

Molusco contagioso em paciente hiv positivo

Os autores relatam um caso clínico de molusco contagioso, em paciente que procurou a UNISA (Universidade de Santo Amaro) para tratamento odontológico de rotina. Frente ao diagnóstico desta doença dermatológica, associada a anamnese sugestiva de comportamento de risco para a infecção…

LEIA MAIS

Nevo pigmentado no palato

Nevo ou nevus é uma malformação congênita de desenvolvimento (1,6), podendo ser observada na pele ( normalmente na bochecha ou na fronte ) ou em mucosas. É uma patologia rara de ser encontrada na mucosa bucal mas, quando ocorre sua área preferencial de localização é o palato, seguido da mucosa jugal, lábio e língua (2,3,6,8,9). Trata-se…

LEIA MAIS

Cevimelina: nova proposta terapêutica no tratamento da xerostomia

A xerostomia é uma alteração quantitativa e/ou qualitativa da saliva que causa a sensação de boca seca. Neste trabalho além de ser discutida sua etiologia, diagnóstico, alterações da cavidade bucal e tratamento da xerostomia, os autores apresentam revisão de literatura de uma droga recém aprovada pelo FDA…

LEIA MAIS

Síndrome da ardência bucal

A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é uma condição caracterizada pela sensação de queimação da mucosa bucal, sem que uma causa física possa ser detectada. Afeta principalmente mulheres na pós-menopausa, com mais de 50 anos. Diversos fatores são apontados como possíveis desencadeadores dessa patologia e muito se discute…

LEIA MAIS

Mixoma odontogênico com invasão sinusal

Os autores apresentam o caso clínico de um paciente do sexo masculino, 36 anos, leucoderma, que procurou a clínica de odontologia da Universidade de Santo Amaro, queixando-se de aumento de volume na região maxilar esquerda. Inicialmente, o mesmo foi avaliado pela disciplina de Semiologia…

LEIA MAIS

Nossos telefones

5084-2811 / 5084-2864

Horário de atendimento

Seg a Sex - 8h às 19h